Search

Ordenanzas, first regulations for the examination of violeros in Lisbon.

1572 Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa

Previous Next
Document Date Century City Province
Ordenanzas, first regulations for the examination of violeros in Lisbon. 1572 16cent/3/late Lisboa Portugal
Summary

First regulations for the examination of violeros in Lisbon.
The complete regulations also require the violero to make a harp and a vihuela de arco, big or small, and a chessboard.
Gives details of the knowledge of strings required to string instruments being supplied. Strings are to be made from gut from mutton [carnero]: using sheep or goat gut attracted a fine of 1000 reales [34.000 mrs]


Document type Subject Siglum Archive name Call no.
non-fiction print Vihuelas Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa
Original text

E o official do dito officio que tenda houuer de ter faraa huma viola de seis ordens de costillas de pao preto ou vermelho laurada de fogo muito bem moldada e laurada, tampão e fundo de duas metades—ss—junta pelo meo muita bem feita e marchetada cõ hum marchete de oito e outro de quatro muito bem feitos, e pelo pescoço arriba lauara hum rotolo ou huma trena cõ mumas encaixaduras cõ seus remates e seraa grundada cõ grude de pexe, fundo e tampão, e seraa forrada per dentro cõ forros de panno:
Item faraa hum laço de talha fundo ou raso muito bem feito:
Item regrara muito bem a dita viola e a alimpara e per esta manrª seraa acabada:
Item encordada a dita viola muito bem segundo pertencer ao tamanho della, e apontara e afinara de maneira que possão nella tanger […]
Item mandão que os violeiros que tenda teuerem que fação as violas de seis ordens de duas costilhas, e seião forradas cõ pions ou lenços, e ou laços dellas de talha seião de folha. e se os quiserem fazer no tampão seião forrados de purgaminho:
E porque as mais pessoas que o dito officio vsão são molheres e seraa inconueniente não se acharem homens que seião juizes e examonadores para metter o officio em ordem, mandão que daqui em diante quando alguma molher casada cõ vioeiro se quiser examinar do dito officio de fazer cordas não vse delle sem seu marido ser tambem examinado. e o que o contrº fezer pagaraa mil rs a metade para as obras da cidade e a outra para quem o accusar. e todas as mais molheres assi solteiras como casadas poderão ser examinadas e vsar do dito officio liuremente, ainda que seus maridos não seião delle examinados.

People mentioned
Notes

The first regulations for the examination of violeros in Lisbon were promulgated by 1572. I have a handwritten copy of these from Manuel Morais. Schöner (schöner1999) cites them from Livro dos Regimentos dos Officiaes mecanicos da mui nobre e sempre leal cidade de Lisboa (1572), ed Vergilio Correia, Coimbra: Universidade, 1926, 138-142.